Quem somos

A Associação Batukada é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos, fundada em fevereiro de 2007, através do associativismo de pessoas com os mesmos interesses sociais, é qualificada pelo Ministério da Justiça como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP e filiada a Rede de Tecnologia Social - RTS. Desde então, estamos atuando no segmento cultural e direcionando nossos esforços na arte-educação de crianças e adolescentes, com o intuito de minimizar as desigualdades sociais.


Acreditamos que as crianças e os adolescentes que vivem em regiões carentes, necessitam de atividades culturais e educativas para que possam desenvolver sua auto-estima e sua cidadania. Por isso, trabalhamos em cumprimento ao Estatuto da Criança e do Adolescente, disposto na Lei n° 8.069, de 13/07/1990, e que determina como um dos Direitos Fundamentais, no Capítulo IV – “o direito à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer”. No Art.58 – “No processo educacional respeitar-se-ão os valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social da criança e do adolescente, garantindo-se a estes a liberdade de criação e o acesso às fontes de cultura”. E no Art.59 – “Os municípios, com o apóio dos Estados e da União, estimularão e facilitarão a destinação de recursos e espaços para programações culturais, esportivas e de lazer voltadas para a infância e a juventude”.

Temos como missão: atuar nas periferias de Manaus, realizando oficinas de arte e cultura, promovendo cidadania e ação social nas comunidades economicamente menos favorecidas e em situação de vulnerabilidade social. E como nossa visão de futuro: instituir núcleos em todos os bairros da cidade de Manaus.